Concebido especialmente para aqueles que “têm todos os sonhos do mundo”, Plural como o universo – Fernando Pessoa fala com adolescentes reúne os versos mais emblemáticos do poeta e trechos do Livro do desassossego, sua obra-prima.
Repleto de ilustrações coloridas e fotos históricas que nos apresentam intimamente o autor, cada página deste livro é uma visita ao universo multifacetado de Fernando Pessoa. Texto e imagem se complementam para dar início a uma viagem na qual basta existir, e na qual navegar é preciso.
Para jovens leitores que ainda não descobriram a obra tão necessária deste poeta ou para os já iniciados em suas estrofes e rimas, Plural como o universo é o livro ideal para uma jornada na companhia de um dos maiores nomes da língua portuguesa.
Contracapa
Ao chegar à idade avançadíssima de 15 anos, Lara Prado recebeu do pai um exemplar da Obra poética de Fernando Pessoa. Um presente audacioso: além de gozar a fama de ser o maior poeta da língua portuguesa, o sujeito era o que podemos chamar, no mínimo, excêntrico. Não bastando ser ele mesmo, foi capaz de inventar mais de 130 “pessoas” para produzir seus versos e textos. Um percentual mínimo disso foi publicado enquanto esteve vivo. Após sua morte, pesquisadores começaram a bisbilhotar o seu baú e entenderam, pasmados, que se tratava de um gênio. Assim é que cada um tem o seu Pessoa preferido, e Lara passou os últimos dois anos considerando-o um grande amigo e companheiro de trabalho. Leu também o enorme Livro do desassossego, anotou, pensou, pensou mais um pouco e decidiu compartilhar suas escolhas. Essa seleção nos mostra que o poeta consegue falar com adolescentes porque levanta tantos questionamentos sobre quem somos, o que sonhamos e o que somos capazes de realizar. E, sobretudo, como podemos nos reinventar a cada dia, ou várias vezes num mesmo dia. Pessoa, ele mesmo, certamente iria adorar a ideia deste livro: como sabemos, era um grande fã de antologias. _ (por Joselia Aguiar)
Sobre o Autor
Lara Prado recebeu um exemplar da Obra poética de Fernando Pessoa e, atraída pelo universo do poeta, mergulhou também no Livro do desassossego. Decidiu então recortar trechos que dialogam com as dúvidas da adolescência e, aos 17 anos, publica essas seleções para compartilhar sua experiência com mais leitores.
Hermes Ursini é ilustrador, designer gráfico, diretor de arte e escritor com intensa atividade no mercado editorial. Artista visual autodidata, colaborou com os principais jornais e revistas do Brasil e com publicações francesas quando viveu em Paris. De volta a São Paulo, atua em publicações de cultura e de educação infantil.
Editora Editora da Ponte; português edição (21 agosto 2024)
Idioma Português
Capa comum 368 páginas
ISBN-10 8569523475