A zona de interesse
Nome de proa da literatura contemporânea, Martin Amis traz olhar corrosivo em novo romance sobre o Holocausto. O livro que deu origem ao filme de Jonathan Glazer, indicado a 5 categorias do Oscar 2024, incluindo Melhor filme e Melhor direção.
A Zona de Interesse, em Auschwitz, era o local onde os judeus recém-chegados passavam pela triagem, processo que determinava se seriam destinados aos trabalhos forçados ou às câmaras de gás.
Este romance se passa nesse lugar infernal, em agosto de 1942. Cada um dos vários narradores testemunha o inominável a sua maneira. O primeiro é Golo Thomsen, um oficial nazista que está de olho na mulher do comandante. Paul Doll, o segundo, é quem decide o destino de todos os judeus. E Szmul, o terceiro, chefia a equipe de prisioneiros que ajudam os nazistas na logística do genocídio.
Neste romance, Martin Amis reafirma seu lugar entre os mais argutos intérpretes de nosso tempo.
“A zona de interesse é um prodígio verbal, além de romance brilhante, celestialmente triste e inspirado por nada menos que uma profunda curiosidade moral sobre os seres humanos. É de cair o queixo.” Richard Ford
Editora Companhia das Letras; 1ª edição (18 maio 2015)
Idioma Português
Capa comum 392 páginas
Crítica: “A Zona de interesse”, de Martin Amis
As atrocidades do holocausto e as consequências – leia-se: sequelas – são temas recorrentes na literatura e no cinema, mas ninguém havia conseguido o que… (LEIA COMPLETO)