Xande de Pilares brilha ao cantar Caetano Veloso dentro e além do samba em álbum luminoso
Quando Xande de Pilares faz Gente (1977) desfilar na avenida com coro feminino, percussão quente e todo o brilho vislumbrado por Caetano Veloso na letra da música, em gravação que fecha o álbum em que o cantor carioca dá voz a dez músicas do compositor baiano, fica definitivamente reiterada a luminosidade do disco gravado em 2021 com produção musical e arranjos do percussionista Pretinho da Serrinha e lançado somente hoje, 4 de agosto de 2023, dois anos após o registro fonográfico.
Projetado como vocalista do Grupo Revelação na década de 1990, Xande está associado ao pagode dos anos 2000, década áurea do grupo do qual saiu em 2014 para seguir carreira solo que alcança outro patamar com a edição deste álbum Xande canta Caetano.
No calor dos pagodes, nem sempre ficou evidente a beleza da voz do artista. A rigor, Xande nunca cantou mesmo tão bem como neste disco em que traz o cancioneiro de Caetano para o universo do samba, mas vai além do pagode, sem cair na trivialidade das rodas em que tudo vira samba sem o mínimo de requinte harmônico.Basta ouvir a interpretação da canção Luz do sol (1982) ou qualquer outra das… (LEIA COMPLETO)