The Who: “Who’s next” – Special Edition

The Who: “Who’s next” vai render uma caixa de dez (dez!) CDs

O volume de coletâneas que o The Who lançou ao longo da carreira é bastante assustador – já até abordamos isso num textinho do Pop Fantasma certa vez. Em vários anos, a banda não lançou disco de carreira e limitou-se a soltar singles e alguns greatest hits de peso. Box sets também foram muito bem vindos e comemorados pelos fãs, em muitos momentos. Dessa vez, a banda se prepara para homenagear aquele que é tido por quase todo mundo como sendo seu melhor disco: Who’s next ganha em 15 de setembro uma caixa super-ultra-maxi-especial com dez CDs  e um blu-ray, perfazendo 155 faixas. 89 dessas faixas estavam inéditas até agora. O pacote também terá áudio espacial e mixagem surround.

A ideia da banda é que os fãs acompanhem a metamorfose que não apenas o Who teve naquele momento, como também um dos projetos mais instigantes da banda. Pete Townshend queria porque queria ultrapassar os limites alcançados com a ópera-rock Tommy (1969) e, para conseguir isso, nada melhor do que… fazer outra ópera rock. Que virou a pedra no sapato do músico por alguns anos, era considerada de difícil compreensão até pelos seus colegas de banda e acabou não sendo feita.

Hoje, Lifehouse, a ópera que deu origem a Who’s next, soa como uma ideia de jerico daquelas, que talvez a Inteligência Artificial ajudasse a resolver, só que não havia nada disso em 1970. Pete queria que o Who lançasse um projeto multimídia que incluía disco, filme e show interativo, e que falava sobre uma sociedade futurista (a ópera se passava em 1990) em que as pessoas eram absolutamente controladas por uma central de inteligência, o rock não existia mais e havia só pessoas que se lembravam da época em que o rock “salvava vidas”. A música (o rock, em particular) surgia como um catalisador, a partir de um local em que ela seria tocada (o Lifehouse). Isso é o que geralmente é entendido, inclusive pelo próprio Townshend, das encucações dele na época.

Com o tempo, não apenas Pete foi tendo dificuldades para explicar o conceito da ópera, como também os colegas de banda foram se cansando da ideia. Townshend foi claramente confundindo fantasia e realidade: queria levar o Who para ocupar o teatro Young Vic, de Londres, em meio a shows e trabalhos que envolviam a própria plateia como colaboradora, queria compilar dados do público para criar uma “nota musical especial” inspirada nas vibrações do público (haveria um computador que faria isso, naturalmente)…

Isso tudo aí deu foi em treta: Pete colapsou, brigou com colaboradores, a ideia foi provocando o adiamento de um disco novo a banda. Até que a banda decidiu largar tudo em favor do disco Who’s next, de 1971, que continua canções de Lifehouse tiradas de contexto e lançadas como faixas únicas do álbum. The song is over, última música do lado A de Who’s next, era pra ser o encerramento da ópera, com a polícia invadindo o teatro Lifehouse e mandando embora os frequentadores. O verso “a música acabou/exceto uma nota, pura e fácil/tocando tão livre, como uma respiração ondulando” fechava a canção, e dava a entender que Pete queria, mais do que tudo, lançar um disco que mostrasse a música como algo que pairava no ar, acima do espetáculo mercadológico que a indústria do vinil estava prestes a montar na época. Mas não estava dando muito certo, não.

E aí que quem tem curiosidade de entender o quebra-cabeças de Lifehouse  em 1971 vai ter novas oportunidades na caixa do Who. Dois dos discos da box set são intitulados Pete Townshend’s Life house demos 1970-1971. Outros CDs incluem um disco de gravações das sessões do Record Plant em 1971, dois discos de mixagens alternativas e shows ao vivo completos da época, que rolaram no Young Vic e no Civic Auditorium (esse, em San Francisco). O tal Blu-Ray, por sua vez, tem mixagens fodaralhásticas (Atmos e 5.1, em formato de 24 bits) realizadas por Steven Wilson, que remexeu recentemente em álbuns de Yes, Jethro Tull e Roxy Music.

Se você ainda não se satisfez, vale dizer que o material vem com um livro de capa dura de 100 páginas, contendo uma introdução de Townshend e ensaios de Andy Neil e Matt Kent, especialistas na banda. Um segundo livro de capa dura, Life house – The graphic novel, com 170 páginas, traz toda a história do projeto em quadrinhos. O box set tem também duas réplicas de pôsteres de shows, duas réplicas de programas de shows, um conjunto de buttons e uma foto colorida com réplicas de autógrafos. Sai tudo por 299,98 dólares no site da banda.

Existem versões menores para quem não pode pagar tudo isso: Who’s next chega em vinil remasterizado com cinco versões diferentes (um deles com cor de garrafa de Coca-Cola), e em CD duplo com o disco igualmente remasterizado, acrescido de um CD com momentos escolhidos das faixas inéditas. Há um box set de 4 discos com Who’s next e mais o show do Civic em três LPs. E uma outra caixa tripla com o risco remasterizado e dois LPs de demos de Lifehouse. Só não dá pra dizer que tem pra todos os bolsos, enfim. Mas a chance de conhecer Lifehouse quase como ele era em 1971, tá aí.

https://popfantasma.com.br/the-who-whos-next-vai-render-uma-caixa-de-dez-dez-cds/

The Who anuncia box set de “Who’s Next” e “Life House”

O The Who confirmou para o dia 15 de setembro o lançamento d e um box-set deluxe contendo o álbum “Who’s Next” (1971) e material do projeto “Life House”. Serão 10 CDs e 1 Blu-ray contendo 155 faixas. 89 delas nunca haviam sido lançadas de forma oficial até então.

O projeto “Life House” seria a segunda ópera rock da banda, sucedendo “Tommy” (1969). Após desacertos internos, os músicos optaram por um caminho mais convencional, tirando as conexões entre as composições e reaproveitando-as no disco seguinte. A única faixa que não tinha conexão com o objetivo inicial era “My Wife”, escrita e cantada pelo baixista John Entwistle.

Dois dos discos presentes na caixa são intitulados “Pete Townshend’s Life House Demos 1970-1971”. Outros CDs gravações das sessões do Record Plant em 1971, mixagens alternativas e registros ao vivo completos da época, feitos no Young Vic de Londres e no Civic Auditorium de São Francisco.

As remixagens foram feitas por Steven Wilson. O músico do Porcupine Tree, que também possui respeitada carreira solo, já fez trabalhos do tipo para bandas como Black Sabbath, Yes, Jethro Tull e Roxy Music.

Completa o pacote um livro de capa dura com 100 páginas, contendo uma introdução de Townshend e ensaios dos escritores Andy Neil e Matt Kent, fãs e especialistas na história da banda.

Ainda haverá um segundo material impresso: “Life House – The Graphic Novel”, de 170 páginas, contando a história por trás do projeto em forma de quadrinhos. Outros extras físicos incluem duas réplicas de pôsteres de shows, duas réplicas de programas de turnê, um conjunto de bottons e uma foto colorida com réplicas de autógrafos.

The Who e “Who’s Next”

Quinto trabalho de estúdio do grupo, “Who’s Next” chegou ao primeiro lugar da parada britânica, além da quarta posição nos Estados Unidos, onde ultrapassou três milhões de cópias vendidas.

Músicos como Leslie West, Al Kooper, Nicky Hopkins e Dave Arbus participaram das sessões. A foto da capa, registrada por Ethan Russell, faz referência ao monolito do filme “2001: Uma Odisseia No Espaço” (1968).

O conteúdo do box

Disco um: Who’s Next (remasterizado)

Disco dois: Demos de Life House de Pete Townshend 1970 – 1971 – Parte 1

Disco Três: Demos Life House de Pete Townshend 1970 – 1971 – Parte 2

Disco Quatro: Record Plant, New York Sessions, março de 1971

Disco Cinco: OIympic Sound Studios, London Sessions 1970 – 1972

Disco Seis: Singles & Sessions 1970 – 1972

Disco Sete: Live at the Young Vic, Londres 1971 – Parte 1

Disco Oito: Live at the Young Vic, Londres 1971 – Parte 2

Disco Nove: Live at the Civic Auditorium, San Francisco 1971 – Parte 1

Disco Dez: Live at the Civic Auditorium, San Francisco 1971 – Parte 2

Blu-ray: Who’s Next e 14 faixas bônus: Steven Wilson Mixes Atmos / 5.1 Mix / Stereo

Who’s Next/Life House (Edição Super Deluxe ) Tracklist:
Disc 1: Who’s Next (Remastered)
01. Baba O’Riley
02. Bargain
03. Love Ain’t for Keeping
04. My Wife
05. The Song Is Over
06. Getting in Tune
07. Going Mobile
08. Behind Blue Eyes
09. Won’t Get Fooled Again

Disc 2: Pete Townshend’s Life House Demos 1970 – 1971 – Part 1
01. Teenage Wasteland (Demo)
02. Too Much (Demo)
03. Going Mobile (Demo)
04. There’s a Fortune in Those Hills (Demo)
05. Love Ain’t for Keeping (Demo)
06. Bargain (Demo)
07. Greyhound Girl (Demo)
08. Mary (Alternate Mix) (Demo)
09. Behind Blue Eyes (Demo)
10. Time Is Passing (Demo)
11. Finally, Over (Demo)
12. Baba O’Riley (Original Demo)

Disc 3: Pete Townshend’s Life House Demos 1970 – 1971 – Part 2
01. Pure and Easy (Home Studio Mix) [Demo]
02. Getting in Tune (Alternate Mix) [Demo]
03. Nothing Is Everything (Let’s See Action) [Demo]
04. Won’t Get Fooled Again (Demo)
05. Baba O’Riley (Demo)
06. Song Is Over (2021 Remix) [Demo]
07. Pure and Easy (Olympic Studios Mix) [Demo]
08. Mary (Original Mix) [Demo]
09. Baba O’Riley (First Editing Demo)
10. Song Is Over (Original Demo)

Disc 4: Record Plant, NYC Sessions March 1971
01. Don’t Do It (aka Baby Don’t You Do It) [Take 2, Unedited, March 16, 1971]
02. Won’t Get Fooled Again [Take 13, March 16, 1971]
03. Behind Blue Eyes (Version 1) [Take 15, March 16, 1971]
04. Love Ain’t for Keeping [Take 14, March 17, 1971]
05. The Note (aka Pure and Easy) [Take 21, March 17, 1971]
06. I’m in Tune (aka Getting in Tune) [Take 6, March 18, 1971
07. Behind Blue Eyes (Version 2) [Take 10, March 18, 1971]

Disc 5: Olympic Sound Studios, London Sessions 1970-72
01. Pure and Easy
02. I Don’t Know Myself [B-Side with Unreleased Count-In]
03. Time Is Passing [Stereo Mix]
04. Too Much of Anything [Original 1971 Vocal]
05. Naked Eye [1971 Remake]
06. Bargain (Early Mix)
07. Love Ain’t for Keeping (Unedited Mix)
08. My Wife (Unedited Mix)
09. Getting in Tune (Take 1 with Jam)
10. Going Mobile (Alternate Mix)
11. Song Is Over (Backing Track) [w/ Nicky Hopkins]
12. When I Was a Boy
13. Let’s See Action (Unedited Mix)
14. Relay (Unedited Mix) [Alternate Vocal]
15. Put the Money Down (Remix with Original Vocal)
16. Join Together (Unedited Remix)

Disc 6: Singles & Sessions 1970-72
01. The Seeker (Original Single Mix)
02. Here for More (Original Single Mix)
03. Heaven and Hell (New Stereo Mix)
04. Water (Eel Pie Sound Studio – New Unedited Mix)
05. I Don’t Know Myself (Eel Pie Sound Studio – New Unedited Mix)
06. Naked Eye (Eel Pie Sound Studio – New Unedited Mix)
07. Postcard (Eel Pie Sound Studio – Original 1970 Mix)
08. Now I’m a Farmer (Eel Pie Sound Studio – New Remix)
09. The Seeker (Unedited Version)
10. Water (IBC Version)
11. I Don’t Know Myself (IBC Version)
12. Let’s See Action (Original Single Mix)
13. When I Was a Boy (Original Single Mix)
14. Join Together (Original Single Mix)
15. Relay (Original Single Mix)
16. Waspman (Original Single Mix)
17. Long Live Rock (Original Olympic Mix)

Disc 7: Live at the Young Vic, London – April 26, 1971
01. Love Ain’t for Keeping
02. Pure and Easy
03. Young Man Blues
04. Time Is Passing
05. Behind Blue Eyes
06. I Don’t Even Know Myself
07. Too Much of Anything
08. Getting in Tune
09. Bargain

Disc 8: Live at the Young Vic, London – April 26, 1971
01. Pinball Wizard
02. See Me, Feel Me
03. Baby Don’t You Do It
04. Water
05. My Generation
06. (I’m A) Road Runner
07. Naked Eye
08. Bony Moronie
09. Won’t Get Fooled Again

Disc 9: Live at the Civic Auditorium, San Francisco – December 12, 1971
01. Introduction
02. I Can’t Explain
03. Substitute
04. Summertime Blues
05. My Wife
06. Baba O’Riley
07. Behind Blue Eyes
08. Bargain
09. Won’t Get Fooled Again
10. Baby Don’t You Do It
11. Magic Bus

Disc 10: Live at the Civic Auditorium, San Francisco – December 12, 1971
01. Introduction to Tommy
02. Overture
03. Amazing Journey
04. Sparks
05. Pinball Wizard
06. See Me Feel Me
07. My Generation
08. Naked Eye
09. Going Down

 

FONTE:

https://igormiranda.com.br/2023/07/the-who-box-set-whos-next-life-house-anuncio/

Girohost - Soluções em Tecnologia