INDICAÇÕES DO LETRAS E LIVROS

Em dúvida sobre qual livro dar de presente nesse Natal? O LETRASELIVROS preparou uma lista repleta de boas sugestões abrangendo as mais diversas categorias literárias para que você possa escolher o melhor presente de todos, afinal, quem presenteia com livros faz na verdade um elogio. Boas escolhas!!

 

     1) Roberto Carlos outra vez: 1941-1970 (Vol. 1)

Biografia do cantor e compositor Roberto Carlos escrita por Paulo Cesar de Araújo.

RELEASE DA EDITORA

“Roberto Carlos é o maior ídolo da história da música popular brasileira. Recordista em vendas de discos, é dono dos maiores sucessos do nosso cancioneiro popular, atingindo todas as idades e classes sociais. Neste primeiro volume da biografia Roberto Carlos outra vez, Paulo Cesar de Araújo parte de extensa e minuciosa pesquisa em documentos, arquivos, acervos e depoimentos para narrar o começo da vida e da carreira daquele que é chamado de Rei, da infância de menino pobre no interior do Espírito Santo ao estrelato. Autor de Roberto Carlos em detalhes (2006), alvo de disputa judicial que abriu caminho para a histórica decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a liberação de biografias não autorizadas, Paulo Cesar de Araújo volta ao seu biografado mais ilustre com um livro novo, totalmente refeito e que faz um casamento muito original entre as canções mais conhecidas e cada etapa da vida do artista. O livro é repleto de informações e histórias inéditas, curiosidades e detalhes incríveis, inclusive sobre como nasceram e foram gravados hits como “Jesus Cristo”, “Sua estupidez”, “Quero que vá tudo pro inferno”, “É preciso saber viver”, “As curvas da estrada de Santos” e “Como é grande o meu amor por você”.Reconhecido hoje internacionalmente como um ícone romântico, neste volume vemos o jovem Roberto iniciando-se na bossa nova, depois astro do rock ? dos musicais de televisão e do cinema. Com o parceiro Erasmo Carlos e outros que se tornariam grandes nomes da nossa música, estabeleceu as bases para o rock nacional. A Jovem Guarda influenciaria o comportamento da nossa juventude e a forma como a sua trilha sonora seria feita no país, alçando o cantor a um nível de sucesso inimaginável ? uma beatlemania à brasileira, que provocaria debates, polêmicas e passeatas contra a guitarra. Até que, no início dos anos 1970, um novo Roberto começa a surgir – conforme poderá ser visto no volume 2 desta biografia.”

Editora  :  Record; 1ª edição (15 dezembro 2021)

Idioma  :  Português

Capa comum  :  700 páginas

ISBN-10  :  850110776X

PREÇO SUGERIDO : Entre 63,00 e 75,00

 

     2) O Senhor dos Aneis – Edição de Colecionador com Ilustrações de Alan Lee

A obra-prima de Tolkien em uma edição ilustrada de colecionador. Apesar de ter sido publicado em três volumes – “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei” – desde os anos 1950, O Senhor dos Anéis não é exatamente uma trilogia, mas um único grande romance que só pode ser compreendido em seu conjunto, segundo a concepção de seu autor, J.R.R. Tolkien. Em volume único, essa edição suntuosa da obra-prima de Tolkien, ilustrada em aquarela pelo aclamado e premiado artista Alan Lee e abrigada em uma caixa transparente, é uma das mais completas edições já publicadas.

Editora  :  HarperCollins (20 dezembro 2021)

Idioma  :  Português

Capa dura  :  1376 páginas

ISBN-10  :  6555112514

PREÇO SUGERIDO : 249,90

     3) Bob Dylan – Letras (1975-2020): Edição bilíngue

Segundo volume das letras de Bob Dylan traduzidas para o português.

RELEASE DA EDITORA

“O segundo volume de letras de Bob Dylan percorre 45 anos de uma trajetória extraordinária. Em constante diálogo com a filosofia, a religião e a literatura, as composições são verdadeiros épicos contemporâneos.

Como se não bastasse ser um compositor monumental, Bob Dylan se firmou como um dos principais intérpretes da atualidade. Artista múltiplo, é o único nome laureado com os mais importantes prêmios da literatura, da música e do cinema até hoje. Sua obra foi consagrada com o Pulitzer, o Oscar, o Grammy e o Nobel ? em 2016, a Academia Sueca reconheceu que o artista “criou novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana”.

Esta edição, bilíngue, dá continuidade à publicação das letras completas do autor de clássicos como “Like a Rolling Stone” e “Mr. Tambourine Man”. O volume, que abrange os dezoito discos gravados em estúdio entre 1975 e 2020, começa com Blood on the Tracks e encerra com Rough and Rowdy Ways, lançado em plena pandemia de covid-19. Com alto poder narrativo, as canções de Bob Dylan misturam erudição e oralidade e podem ser lidas como incontornáveis crônicas da nossa época.”

Editora   Companhia das Letras; 1ª edição (7 dezembro 2021)

Idioma   Português

Capa comum  704 páginas

ISBN-10   6559212882

PREÇO SUGERIDO : entre 110,00 e 140,00

     4) A fina flor de Stanislaw Ponte Preta

Seleção de textos do escritor Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo de Sérgio Porto, conhecido por seu humor mordaz acerca da sociedade brasileira.

RELEASE DA EDITORA

“O diabo não frequenta os inferninhos de Copacabana com medo de ficar desmoralizado”, anota Stanislaw Ponte Preta. Um dos mais irresistíveis intérpretes de nossa cultura e de nossos costumes, o pseudônimo (ou seria heterônimo?) de Sérgio Porto misturou lirismo e graça para retratar como ninguém a beleza e o absurdo do Brasil durante as décadas de 1950 e 1960.

Extraídas de Tia Zulmira e eu, Primo Altamirando e elas, Rosamundo e os outros, Garoto linha dura, Febeapá e Bola na rede, as crônicas reunidas pelo jornalista Alvaro Costa e Silva neste volume trazem o olhar inteligente, mordaz, afiado e debochado de uma das mentes mais brilhantes do humor brasileiro.”

Editora    Companhia das Letras; 1ª edição (30 novembro 2021)

Idioma   Português

Capa comum   360 páginas

PREÇO SUGERIDO : entre 60,00 e 75,00

     5) Cândido, ou o Otimismo- Voltaire

Com apresentação de Chico Felitti e mais de 80 ilustrações de Pedro Meyer, a nova edição deste conto pitoresco e ao mesmo tempo filosófico inclui videoaulas de Ana Luiza Reis Bedê, especialista em Voltaire. Existe uma harmonia no universo? Tudo estará organizado do melhor modo possível? É o que sugere o mestre Pangloss aos moradores do castelo do barão de Thunder-ten-Tronckh. Nos limites da bela propriedade, Cândido, um jovem, recebe instrução moral e filosófica e vive uma vida encantadora. Ao apaixonar-se pela bela Cunegunda e ser flagrado beijando-a entre os bosques da Vestfália, o nobre bastardo é expulso de seu paraíso terrestre e forçado a dar início a uma odisseia na esperança de reencontrar sua amada. Cândido, ao passar por Lisboa, Avicena, Cádiz, Eldorado, Buenos Aires, Paris, Veneza, Constantinopla, é submetido a todo tipo de peripécia e se familiariza com os cantos mais obscuros da alma humana. Publicado em 1759, Cândido ou o otimismo foi um best-seller na Europa do século 18. Com ritmo rápido e humor mordaz, Voltaire fez uma sátira das questões que angustiavam o ser humano da época, e que ecoam até hoje. Divertido e sarcástico, o conto picaresco de Voltaire nos faz refletir sobre a vaidade e a selvageria humanas, a importância de cultivar um espírito crítico e a busca pela felicidade. Esta edição da Antofágica conta com mais de 80 ilustrações de Pedro Meyer e apresentação de Chico Felitti. Nos posfácios, Ana Luiza Bedê, especialista na obra de Voltaire e pós-doutora pela Universidade de Sorbonne, escreve sobre a vida e obra do autor, e Rodrigo Brandão, doutor em Filosofia pela USP especialista em metafísica e moral em Voltaire, aprofunda as questões filosóficas do livro a partir do jogo de nomes dos personagens. Pedro Meyer compartilha um texto sobre as artes do livro e Carolina Selvatici compõe um texto sobre a experiência de traduzir o livro da sua vida. EXTRA: Ao escanear o QR Code da cinta, o leitor tem acesso a duas videoaulas sobre o livro com Ana Luiza Reis Bedê, pós-doutora pela Sorbonne. A primeira aula deve ser vista em um momento anterior à leitura, e a segunda, após a experiência do livro.

Editora   Antofagica Editora (3 dezembro 2021)

Idioma   Português

Capa dura   256 páginas

ISBN-10   6586490448

PREÇO SUGERIDO : 79,90

     6) As palavras e o tempo – Clarice Lispector

RELEASE DA EDITORA

“Clarice Lispector é uma das personalidades mais citadas na mídia e nas redes sociais, pelas características de suas frases. Embora dentro do contexto de cada romance, conto, crônica ou carta, as citações têm isoladamente vida própria, musicalidade e sentido poético. Reunindo mais de 4500 frases de sua autoria, As palavras e o tempo dirime as dúvidas e oferece aos leitores vislumbres de todos os livros de Clarice, servindo de convite à descoberta de sua literatura. Nesta edição acrescentamos 180 novas citações destacadas e atualizadas com as últimas publicações de sua obra. Esta é uma coletânea que pode ser consultada ao acaso, como quem abre um livro sagrado em busca de orientação para um enigma específico, propiciando ao leitor um primeiro contato com as dúvidas e descobertas refletidas no espelho fiel da alma e do eu profundo de Clarice: a escrita.”

Editora   Rocco; 1ª edição (22 outubro 2021)

Idioma   Português

Acessório   544 páginas

ISBN-10   6586752094

PREÇO SUGERIDO : entre 65,00 e 69,00

 

     7) Vinicius por Vinicius: Um retrato em 150 frases

Uma coletânea de frases que compõem a personalidade singular e irresistível de um dos principais nomes da poesia e do cancioneiro brasileiro.

“Vinicius de Moraes já ganhou biografias, perfis, epistolário, compilações de crônicas de disco e cinema, sem contar seus próprios livros de poesia e letras de música, mas por que não perenizar também suas frases?, pergunta a jornalista Maria Lucia Rangel, que se debruçou sobre jornais, revistas, entrevistas, crônicas, cartas e bilhetes para revelar um lado não tão conhecido do célebre autor do “Soneto de fidelidade”.
Amor, paixão, sexo, casamento, divórcio, família. Amizade, parceria. Música, bossa nova, poesia, literatura, cinema, artes. Brasil, política, identidade nacional. Sejam hilariantes, sejam melancólicas, essas frases trazem o olhar perspicaz, cativante e absolutamente franco de uma das vozes fundamentais na formação da nossa cultura.

Editora  Companhia das Letras; 1ª edição (19 outubro 2021)

Idioma  Português

Capa comum   176 páginas

ISBN-10   6559213137

PREÇO SUGERIDO : entre 37,00 e 43,00

     8) Lula, volume 1: Biografia

Biografia de Luiz Inácio Lula da Silva.

RELEASE DA EDITORA

“Para além de juízos ou paixões, Lula está entre as maiores figuras políticas da história brasileira. Único presidente do país com origens operárias, e campo magnético de um partido profundamente original em suas raízes, exerceu o poder carismático e a influência de modo mais duradouro que qualquer outro homem público no período republicano, salvo talvez Getúlio Vargas – com quem também compartilha a virulência dos adversários.
Desde 2011, Fernando Morais ganhou acesso direto, franco e frequente a Lula. A essas dezenas de horas de depoimentos, somou o faro de repórter e a prosa cativante para compor projeto biográfico que traz um painel do personagem em toda sua grandeza e complexidade.
Em narrativa que faz uso de recuos e avanços cronológicos para manter um ritmo eletrizante, neste primeiro volume Morais vai da infância de Lula até o anulamento de suas condenações, em 2021 ? passando pelo novo sindicalismo, as greves do ABC, a fundação do PT e a primeira campanha eleitoral.”

Editora  Companhia das Letras; 1ª edição (16 novembro 2021)

Idioma   Português

Capa comum   416 páginas

ISBN-10   6559212920

PREÇO SUGERIDO : entre 54,00 e 75,00

     9) Política é para todos

Em seu primeiro livro, Gabriela Prioli oferece uma introdução acessível sobre como funciona a política ? e como debatê-la de forma racional e sem achismos.

O que é uma democracia e para que serve uma constituição? Quais são as atribuições de cada uma das três esferas de poder e como garantir que elas se mantenham em harmonia? Como funcionam as eleições e qual a importância das fake news nesse cenário?
Em Política é para todos, a advogada e apresentadora Gabriela Prioli responde a essas e outras questões imprescindíveis para a compreensão do funcionamento da política ? sobretudo a brasileira ?, mas que muitas pessoas têm receio ou vergonha de perguntar. Com a linguagem descomplicada que fez dela uma das personalidades mais populares do país, a autora mostra como cada um de nós pode se engajar para construir a sociedade que queremos, debatendo os assuntos relevantes com opiniões próprias e argumentos racionais.

Editora   Companhia das Letras; 1ª edição (13 agosto 2021)

Idioma   Português

Capa comum  272 páginas

ISBN-10   6559210839

ISBN-13 ? : ? 978-6559210831

PREÇO SUGERIDO : entre 22,00 e 25,00

 

     10) Anos de chumbo e outros contos

Primeiro livro de contos do cantor, compositor e escritor Chico Buarque.

RELEASE DA EDITORA

“A estreia na forma breve do autor de incontornáveis romances como Budapeste, Leite derramado e Essa gente.

 Uma jovem e seu tio. Um grande artista sabotado. Um desatino familiar. Uma moradora de rua solitária. Um passeio por Copacabana. Um fã fervoroso de Clarice Lispector. Um casal em sua primeira viagem. Um lar em guerra.
Imersos na elogiada atmosfera da ficção de Chico Buarque, caracterizada pela agudeza da observação e a oposição frequente entre o poético e o cômico, os oito contos que formam este volume conduzem o leitor pela sordidez e o patético da condição humana. Com alusões ocasionais à barbárie do presente, o autor ergue um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos da trama.
Em Anos de chumbo, Chico Buarque põe seu conhecido domínio da linguagem a serviço da concisão da forma. O resultado é arrebatador.”

Editora ? : ? Companhia das Letras; 1ª edição (22 outubro 2021)

Idioma ? : ? Português

Capa dura ? : ? 168 páginas

ISBN-10 ? : ? 6559213072

PREÇO SUGERIDO : 52,00

     11) Box Duna: Primeira Trilogia

O Box Duna: primeira trilogia é formado pelos livros iniciais da saga – Duna, Messias de Duna e Filhos de Duna –, acompanhando a trajetória de Paul Atreides e sua família no planeta Arrakis. Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, a Série Duna é uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Um triunfo da imaginação que influenciará a literatura para sempre.

Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Duna é um triunfo da imaginação, que influenciará a literatura para sempre. Esta edição inédita, com introdução de Neil Gaiman, apresenta ao leitor o universo fantástico criado por Herbert recentemente adaptado ao cinema por Denis Villeneuve, diretor de A chegada e de Blade Runner 2.

Editora ? : ? Editora Aleph; 1ª edição (25 março 2021)

Idioma ? : ? Português

Capa dura ? : ? 1480 páginas

ISBN-10 ? : ? 6586064414

PREÇO SUGERIDO : entre 160,00 e 249,00

     12) Volta ao Mundo: Um guia irreverente

RELEASE DA EDITORA

“Descubra alguns dos lugares mais fascinantes do mundo pelos olhos e vivências do escritor, apresentador de TV e viajante de curiosidade implacável Anthony Bourdain

Anthony Bourdain conhecia o mun¬do como poucos. Suas viagens o levaram dos recônditos secretos de Nova York a casas comu¬nais de tribos em Bornéu; da vida cosmo¬polita em Buenos Aires, Paris e Xangai aos cenários de beleza extraordinária da Tan¬zânia e de solidão deslumbrante do deser¬to de Rub’ al-Khali, no Omã.

Em Volta ao mundo, esse vasto con¬junto de experiências é apresentado em forma de um guia de viagens divertido, prático e objetivo, oferecendo um gostinho dos lugares selecionados pela memória afetiva de Bourdain. Narrado por Laurie Woolever, colaboradora e amiga de longa data, o livro traz as declarações sempre irreveren¬tes do próprio, extraídas de suas milhares de horas de viagens gravadas em vídeo.

Com dicas preciosas de lugares onde comer e se hospedar ? e, em alguns casos, a evitar ? e de locomoção, o guia contex¬tualiza inúmeros locais que o apresentador considerava encantadores, memoráveis e fundamentais. E conta ainda com relatos de seus amigos, colegas de trabalho e fa-miliares ? como os comentários irônicos de seu irmão, Christopher, sobre uma via¬gem de carro por Nova Jersey, um tour pe¬los melhores recintos baratos onde comer em Chicago, proposto pelo lendário pro¬dutor musical Steve Albini, e muito mais ?, além de trazer as ilustrações de Wesley Allsbrook. Para viajantes experientes, entusiastas que ainda não tiveram coragem de levantar do sofá e todos os perfis entre esses extre¬mos, Volta ao mundo é uma chance de vi¬venciar o melhor do planeta à moda do eterno Anthony Bourdain.”

Editora ? : ? Intrínseca; 1ª edição (28 outubro 2021)

Idioma ? : ? Português

Capa comum ? : ? 464 páginas

ISBN-10 ? : ? 6555603003

PREÇO SUGERIDO : entre 77,00 e 90,00

     13) Box Hermann Hesse

Três livros indispensáveis da obra de Hermann Hesse, um dos autores mais importantes do século XX. Esta coletânea de luxo – com os livros em novo formato, capa dura e pintura trilateral – ainda conta com um livreto escrito pelo escritor e tradutor Marcelo Backes. Prêmio Nobel de Literatura em 1946 e ícone da literatura alemã, Hermann Hesse é, sem dúvida, um dos mais renomados escritores do mundo. Filho de missionários, Hesse optou por não seguir o caminho dos pais e acabou se tornando muito popular entre a juventude ocidental. Demian é o primeiro grande livro de Hesse no caminho que o conduz a O lobo da estepe, considerado pela crítica sua obra-prima, e do qual Sidarta constitui a etapa intermediária.Essa coletânea, incluindo as três obras clássicas do autor, é acompanhada por um livreto com o texto inédito Hermann Hesse e a bíblia dos incompreendidos, de Marcelo Backes. Abordando a importância do autor – inclusive para grandes questões atuais – Backes nos dá um panorama da vida e obra de Hermann Hesse e de suas influências no ambiente literário onde nasceu. Demian (320 pág.)Em Demian, um brilhante retrato psicológico, um rapaz começa a enxergar sua individualidade e percebe um mundo de possibilidades por trás das convenções que a sociedade havia lhe imposto. Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe precoce e carismático, Sinclair se rebela contra as convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de autodescoberta e em busca de plenitude espiritual. Publicado originalmente em 1919, Demian é considerado um divisor de águas na trajetória de Hermann Hesse, reflete os questionamentos do escritor alemão acerca da natureza humana, com suas contradições e dualidades. Influenciado pelas ideias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica, Hesse descreve o processo de busca do indivíduo pela realização interior e pelo autoconhecimento. O lobo da estepe (416 pág.)Considerado pela crítica a obra-prima de Hermann Hesse, O lobo da estepe conta a história de Harry Haller, um homem de 50 anos que acredita que sua integridade depende da vida solitária que leva em meio às palavras de Goethe e às partituras de Mozart. Um intelectual tentando equilibrar-se à beira do abismo dos problemas sociais e individuais, ante os quais sua personalidade se torna cada vez mais ambivalente e, por fim, estilhaçada.A primeira parte do livro é o pesadelo do lobo Haller, sua depressão e sua incapacidade de se comunicar que está na base da crueldade e da destruição. Na segunda, o lobo se humaniza, através da entrada em cena de Hermínia, que tenta reaproximá-lo do mundo, no caso uma comunidade simplória, com salas de baile poeirentas e bares pobres.O lobo da estepe foi escrito quando Hesse tinha 50 anos, como seu personagem, e estava profundamente influenciado pela psicanálise. O estilo adotado, altamente revolucionário para a época, foi elogiado por Thomas Mann, para quem, como novela experimental, O lobo da estepe era tão genial quanto Ulisses, de James Joyce. Sidarta (272 pág.)Uma reflexão sobre a busca da sabedoria que encanta gerações, Sidarta é uma obra inesquecível. Fruto de uma viagem à Índia em 1911, foi publicado onze anos depois, em 1922.Sidarta é um espírito rebelde que seguiu os ensinamentos de Buda, mantendo-se fiel à própria alma. Mas, como outros heróis do autor, Sidarta não trata apenas de devoção. Destila altas doses de angústia ocidental no confronto do individualismo com as ideias de iluminação. Na busca da verdadeira felicidade, o filho de brâmanes, favorecido na aparência, na inteligência e no carisma, torna-se um asceta. Para isso, segue um caminho tortuoso que o leva, através de um sensual caso amoroso com uma cortesã, das tentações à autocompreensão.A sensibilidade harmonizada de Hesse com temas universais o fez referência da contracultura e precursor de questionamentos imperecíveis. Visionário, o autor foi um desbravador do misticismo oriental muito antes da corrida aos gurus orientais do século XX. Este romance lírico, baseado na juventude de Buda, retém a magia do escritor alemão – consagrado e cultuado não por oferecer respostas para dilemas ou formulações fáceis para aflições, mas por tecer envolventes universos e tramas repletas de empatia, sempre apontado a capacidade de sublimação do ser humano na busca de sua essência.

Editora ? : ? Record; 1ª edição (22 novembro 2021)

Idioma ? : ? Português

Capa dura ? : ? 1008 páginas

ISBN-10 ? : ? 8501305057

PREÇO SUGERIDO : 189,00

     14) Os sabiás da crônica

Antologia de crônicas de Rubem Braga, Vinicius de Morais, José Carlos de Oliveira, Stanislaw Ponte Preta, Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos.

RELEASE DA EDITORA

“Esta antologia é um convite à leitura de textos que resistiram à passagem do tempo. Além de reunir seis mestres da crônica, do lírico Rubem Braga ao rebelde José Carlos Oliveira, projeta um olhar inteiramente novo sobre a cultura brasileira. As noventa crônicas que compõem o volume formam um riquíssimo painel dos anos 1930 até a virada do século XXI: é o retrato de toda uma época.

Os sabiás da crônica celebra a força da amizade. E se engana quem pensa que a trama coletiva apaga o traço pessoal dos cronistas – pelo contrário, eles surgem aqui de corpo inteiro. O roteiro sentimental parte de cada cidade natal até desembarcar no Rio de Janeiro na década de 1940. O saber literário se mistura então ao sabor das experiências cotidianas: a roda viva de bairros e bares, as conversas sobre música e cinema, as receitas de feijoada, a poesia do futebol, tudo decantado numa prosa crítica e bem-humorada.

Organizado por Augusto Massi, o volume traz um prefácio visual com fotografias de Paulo Garcez que ilustram fielmente a atmosfera da antologia, revelando a intimidade do encontro que nos trouxe até aqui.”

Editora ? : ? Autêntica; 1ª edição (29 outubro 2021)

Idioma ? : ? Português

Capa comum ? : ? 352 páginas

ISBN-10 ? : ? 8551306383

PREÇO SUGERIDO :74,90

     15) As doenças do Brasil

O tão aguardado romance inédito de Valter Hugo Mãe que se passa no Brasil

Chega ao Brasil o oitavo romance do autor português mais aclamado da atualidade. Em As doenças do Brasil, Valter Hugo Mãe retorna ao gênero após cinco anos e traz uma obra que se passa em solo brasileiro. Com artes de Denilson Baniwa e prefácio de Conceição Evaristo, o livro é uma verdadeira homenagem às pessoas dessa terra: os que aqui já estavam e os que vieram forçados; ambos fogem da fúria que extermina todos aqueles que não consegue escravizar.

Ao contrário dos registros históricos sobre a colonização, o livro de Valter Hugo Mãe coloca a pessoa indígena no centro da narrativa, ao contar sob sua ótica percepções sobre a invasão e o genocídio promovido pelo europeu. Para isso, cria uma linguagem, um povo e toda uma visão de mundo com personagens e cenários inesquecíveis, em um romance exuberante e carregado de densidade lírica.

Editora ? : ? Biblioteca Azul; 1ª edição (25 novembro 2021)

Idioma ? : ? Português

Capa comum ? : ? 208 páginas

ISBN-10 ? : ? 6558301431

PREÇO SUGERIDO : 39,00

     16) Talvez você seja…: Desconstruindo a LGTB fobia que você nem sabe que tem

RELEASE DA EDITORA

Livros mudam o mundo. Talvez você seja não tem a ambição de mudar o mundo, mas de ajudar o leitor a entendê-lo. Em particular, o mundo LGBTQIA+ no Brasil. O jornalista Marcelo Cosme, apresentador do jornal GloboNews Em Pauta, revela em detalhes a sua jornada para se reconhecer como gay – uma experiência sofrida como a de milhares de pessoas na descoberta de sua sexualidade e/ou gênero. Mas Talvez você seja não é uma biografia. Como um bom jornalista, Cosme parte em busca de respostas para as questões que afligem o seu universo. Conversou com especialistas como o “médico dos brasileiros” Drauzio Varella, o psicólogo Angelo Brandelli, a psicóloga Rosângela Macedo e o psiquiatra Jairo Bouer. Entrevistou políticos que falam publicamente sobre a sua sexualidade como o governador Eduardo Leite, o senador Fabiano Contarato e a vereadora Érika Hilton. O livro conta também com um prefácio surpreendente do cantor Lulu Santos. Mas, acima de tudo, são as histórias de pessoas desconhecidas, como a de um homem trans e de um garoto que apanhou dos pais, que irão tocar o coração do leitor. O objetivo de Marcelo é instigar, provocar, despertar em todos o olhar sobre o próprio comportamento. Ao mesclar a própria história com a de outras pessoas e a visão dos especialistas, ele oferece uma oportunidade para os pais aceitarem melhor os filhos e os…

Editora ? : ? Planeta; 1ª edição (6 dezembro 2021)

Idioma ? : ? Português

Capa comum ? : ? 208 páginas

ISBN-10 ? : ? 6555355506

Editora ? : ? Vide Editorial; 1ª edição (9 novembro 2021)

Idioma ? : ? Português

Capa comum ? : ? 196 páginas

ISBN-10 ? : ? 6587138756

PREÇO SUGERIDO : 32,00

 

     17) Coleção Agatha Christie – Box 1

Primeiro de uma série de boxes contendo a obra da escritora de suspense e mistério Agatha Christie

RELEASE DA EDITORA

Livro 1 – Morte no Nilo Livro 2 – Um corpo na biblioteca Livro 3 – Assassinato no Expresso do Oriente A editora HarperCollins Brasil tem o orgulho de trazer aos leitores as melhores histórias de Agatha Christie, a eterna Dama do Crime. Aqui, corpos são encontrados em situações estranhas, tiros são dados no escuro e pessoas desaparecem sem deixar vestígios, mas definitivamente não há mistério sem solução. Criadora de algumas das maiores mentes analíticas da ficção policial (como Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence, entre outros), Agatha Christie é, e sempre será, a inspiração máxima para todos os autores do gênero. Morte no Nilo Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, ao roubar o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais… Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também está no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça. Um corpo na biblioteca O corpo de uma jovem é encontrado no tapete da biblioteca dos Bantry, às sete da manhã. A vítima é uma completa desconhecida, e o casal Bantry decide chamar as autoridades para investigar o caso ? e também, é claro, Miss Marple, detetive amadora e amiga da sra. Bantry. Tudo se complica ainda mais quando chega até eles a notícia de outra adolescente morta, carbonizada dentro de um carro incendiado em uma pedreira. Qual será a possível conexão entre os dois incidentes? Assassinato no Expresso do Oriente Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros seria capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

Editora ? : ? HarperCollins; 1ª edição (24 maio 2019)

Idioma ? : ? Português

Capa dura ? : ? 640 páginas

ISBN-10 ? : ? 8595080623

PREÇO SUGERIDO : 60,00

 

     18) Verissimo antológico: Meio século de crônicas, ou coisa parecida

Esta antologia reúne cinco décadas da produção de Luis Fernando Verissimo como cronista, incluindo textos inéditos em livro, outros que estão há muitos anos fora de circulação e também aqueles que se tornaram clássicos. Em comum entre eles, a inteligência e o humor de Verissimo, e sua reconhecida capacidade de traduzir em poucas linhas a complexa natureza humana.

Lemos as crônicas de Luis Fernando Verissimo desde os anos 1970, mais precisamente desde 19 de abril de 1969, quando ele estreou na coluna Informe Especial no Zero Hora. Desde então, não parou mais: escreveu para inúmeros jornais e revistas, como Veja, O Globo e O Estado de S. Paulo, e suas crônicas formaram ? e continuam formando ? gerações de brasileiros.
Da estreia em plena ditadura militar, passou pela redemocratização, viveu a revolução digital e as polarizações ideológicas e culturais que dominam o cenário sociopolítico nos últimos anos ? e sempre produzindo textos oportunos e relevantes pela precisão do olhar, capacidade de síntese e pioneirismo das ideias.
Às crônicas reunidas neste volume foram acrescidos alguns contos, justamente porque na obra de Verissimo essa é uma fronteira por vezes difícil de demarcar. A divisão dos textos é cronológica, década a década, mas a leitura pode ser randômica, ao gosto do freguês. E quem optar por seguir as datas esperando encontrar um ainda “embrionário” cronista se surpreenderá. Luis Fernando Verissimo estreou “pronto”, e ao longo desses anos o exercício praticamente diário da escrita só consolidou e aprimorou seu talento.
Celebrar esse formidável escritor, essa é a intenção de Verissimo antológico.

“Verissimo escreve como quem respira, mas esta respiração é sobretudo inspiração. De sua inteligência e cultura brotam sem cessar ideias originais, que alargam o horizonte cultural dos leitores. E, principalmente, fazem a nossa vida melhor. O Brasil de Luis Fernando Verissimo é o Brasil autêntico, o Brasil criador, o Brasil no qual podemos ter esperança.” ? Moacyr Scliar

Editora ? : ? Objetiva; 1ª edição (20 agosto 2020)

Idioma ? : ? Português

Capa dura ? : ? 728 páginas

ISBN-10 ? : ? 8547001050

PREÇO SUGERIDO : entre 76,00 e 110,00

     19) David Copperfield: edição comentada e ilustrada

RELEASE DA EDITORA

Obra-prima do realismo inglês, David Copperfield é o grande romance de formação de Charles Dickens e seu livro mais pessoal.

Um dos maiores romances da literatura mundial, David Copperfield tem entre seus leitores gerações sucessivas de escritores do porte de James Joyce, Kakfa, Virginia Woolf e Tolstói, para quem é fonte de inspiração permanente. A lista inclui também o próprio Charles Dickens, que considerava o livro “seu filho favorito”. Publicada como folhetim entre 1849 e 1850, a história é um clássico relato de formação de um menino descobrindo um mundo que é, ao mesmo tempo, mágico, assustador e terrivelmente real. Dickens constrói esse universo de forma brilhante, emprestando a ele partes substanciais de sua própria biografia, mas usando como amálgama a sua inventividade incomparável como ficcionista e as tintas mais acuradas do realismo inglês do século XIX.
Assim, seguimos a vida de David, desde a sua infância pobre e difícil até a descoberta da vocação de escritor, numa jornada repleta de aventuras cômicas, sentimentais e por vezes trágicas. É impossível não se comover com o destino de David e não se deliciar com o fabuloso elenco de personagens que cruzam e acompanham seu caminho ? o padrasto cruel Murdstone; o irresponsável Micawber; a frívola e encantadora Dora; e o humilde porém traiçoeiro Uriah Heep.

Inclui todas as 38 ilustrações originais de Phiz.

Editora ? : ? Clássicos Zahar; 1ª edição (5 outubro 2021)

Idioma ? : ? Português

Capa dura ? : ? 872 páginas

ISBN-10 ? : ? 6559790274

PREÇO SUGERIDO : 118,00

     20) Torto arado

RELEASE DA EDITORA

Um texto épico e lírico, realista e mágico que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social.

Vencedor do prêmio Leya 2018.

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ? a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

Editora ? : ? Todavia; 1ª edição (7 agosto 2019)

Idioma ? : ? Português

Capa comum ? : ? 264 páginas

ISBN-10 ? : ? 6580309318

PREÇO SUGERIDO : 40,00

Girohost - Soluções em Tecnologia