“Gil Luminoso”, álbum histórico em voz e violão de Gilberto Gil, ganha reedição em LP duplo pela Rocinante Três Selos
por Aquiles Marchel Argolo | novembro 13, 2023
Quando lançado, em 2006, ‘Gil Luminoso’ trouxe à tona uma face ainda inédita de Gilberto Gil: a gravação em voz e violão. Em meio a notas ora delicadas, ora percussivas, a voz marcante do artista nos transportava para quase 40 anos de composições autorais. Um encontro intimista com várias facetas de uma das mentes mais inovadoras da música brasileira. Gil Luminoso agora ressurge ainda mais poderoso: em um LP duplo assinado pela Rocinante Três Selos.
Originalmente gravado em 1999, foi concebido para integrar o livro “GiLuminoso – a po.ética do ser”, de Bené Fonteles. Apenas em 2006 foi lançado ao público no formato CD. Vinte e quatro anos depois da sua gravação e 17 após o lançamento, o disco é uma viagem à transformadora virada do milênio, uma fase de renascimento artístico e social, e uma celebração à riqueza musical de Gilberto Gil.
A escolha do repertório e a gravação aconteceram em apenas três dias. O resultado foi um compilado de 15 canções que mostram força e vulnerabilidade, sem arranjos mirabolantes ou apoio de banda. Há o Gil filosófico, o Gil espiritual, o Gil tropicalista antropofágico, o Gil pós-bossanovista engajado, o Gil ficcionista cósmico e o Gil afrofuturista.
Em Aqui e Agora, Retiros Espirituais, Meditação, Rebento e Superhomem – A Canção relembra a trilogia Refazenda (1975), Refavela (1977) e Realce (1979). Passa também pelos anos 80, com Tempo Rei e Metáfora. O supergrupo Os Doces Bárbaros também está presente, com a interpretação de O Seu Amor. Há ainda canções escritas para outros artistas, como O Compositor Me Disse, Você e Você e Copo Vazio, registradas por Elis Regina, Gal Costa e Chico Buarque, respectivamente. Cérebro Eletrônico, escrita na prisão em 1969, e O Som da Pessoa, gravado originalmente em seu LP de estreia, são momentos especialmente brilhantes do disco.
Na época, o disco foi lançado também em países como Japão, Espanha, Chile, Argentina e Estados Unidos. Teve excelente repercussão entre os norte-americanos, resultando em uma turnê que passou até pelo histórico Carnegie Hall.
Agora, em 2023, a parceria Rocinante Três Selos traz de volta essa obra-prima musical em formato LP duplo. Licenciado pela Gege Produções Artísticas, a reedição apresenta uma capa dupla empastada e um encarte com texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante, elaborando o contexto histórico e cultural do lançamento.
A edição LP de Gil Luminoso está disponível no site www.rocinantetresselos.com.br.
( Fonte : https://br.trace.tv/musica/gil-luminoso-album-historico-em-voz-e-violao-de-gilberto-gil-ganha-reedicao-em-lp-duplo-pela-rocinante-tres-selos/ )