Dylan elétrico: do folk ao rock

Dylan elétrico: do folk ao rock

Obra que inspirou o longa Um completo desconhecido (James Mangold, 2024), no qual o crítico musical estadunidense narra a noite de 25 de julho de 1965, na qual Bob Dylan subiu ao palco do tradicional Newport Folk Festival e apresentou suas músicas com instrumentos elétricos. Na biografia, Wald destaca o rompimento com as expectativas do público e o início de uma nova era sonora e geracional para Dylan e o rock moderno.

Trad. Christiano Sensi // Tordesilhas // 320 pp // R$ 74,90

Bob Dylan: Biografia que inspirou Um Completo Desconhecido chega ao Brasil

Dylan Elétrico: do Folk ao Rock aprofunda trajetória do cantor e detalha icônico show no qual o músico quebra o paradigma do folk ao usar guitarras

Um Completo Desconhecido, cinebiografia de Bob Dylan, é um dos grandes sucessos recentes do cinema. Lançado em 2024, a produção concorreu como Melhor Filme no Oscare ainda foi indicada em outras sete categorias.

Agora, o livro Dylan Elétrico: do Folk ao Rock, que deu origem ao filme, chega ao Brasil pela editora Tordesilhas. Escrita por Elijah Wald, guitarrista vencedor do Grammy e um dos críticos musicais mais importantes do mundo, a novidade revela os bastidores da apresentação histórica de um dos artistas mais influentes e icônicos da música popular no Newport Folk Festival, em 25 de julho 1965.

O livro, porém, se destaca por ir muito além do que o cinema mostrou. Ao longo das páginas, o autor aprofunda os detalhes do icônico show no qual Dylan subiu ao palco acompanhado por uma banda com guitarras e teclados elétricos, quebrando o paradigma da época que ligava a música folk aos instrumentos tradicionais como o violão.

A performance, hoje considerada um marco da transição do folk para o folk-rock e o rock moderno, fez a plateia se dividir em dança, choro, aplausos, vaias e até ataques de raiva. As críticas vinham, principalmente, dos puristas do gênero musical. Ao explorar os detalhes dessa fatídica noite, Wald expõe quais foram as consequências artísticas e pessoais para Bob Dylan e como ela afetou a relação do compositor com o amigo e músico Pete Seeger, que considerava o elemento elétrico inimigo do folk clássico.

O episódio chegou a criar mitos que seguem vivos até hoje. O mais emblemático é o de que Seeger teria tentado cortar os cabos de som com um machado durante a exibição. Apesar das reações controvérsias da plateia, a apresentação em Newport consagrou o artista como uma figura revolucionária da música mundial, e o eternizou como a voz icônica de uma geração famosa pela rebeldia.

Dylan Elétrico: do Folk ao Rock faz o leitor sentir a energia da revolução musical e cultural que o “Bardo fanho” protagonizou ao transitar entre os gêneros. O livro é uma canção que entoa a transformação, coragem e impacto na indústria provocados pelo compositor, que escreveu mais de 600 músicas. Uma leitura indispensável para fãs do cantor, admiradores da história da música e para interessados em mudanças artísticas e sociais impactantes na sociedade.

https://rollingstone.com.br/musica/bob-dylan-biografia-que-inspirou-um-completo-desconhecido-chega-ao-brasil/

Girohost - Soluções em Tecnologia