Caetano Veloso e Maria Bethânia lançam álbum ao vivo de sua turnê conjunta
Disco terá 33 faixas, incluindo ‘Um Baiana’, composição inédita do cantor
Caetano Veloso e Maria Bethânia anunciaram o lançamento, na próxima segunda-feira (26), de um disco ao vivo da primeira turnê que fizeram juntos em 46 anos, e que estrearam em agosto do ano passado, no Rio de Janeiro. Com esse espetáculo, feito para arenas e grandes estádios, eles percorreram várias cidades do Brasil e voltaram ao Rio, para o réveillon na praia de Copacabana.
“Caetano & Bethânia Ao Vivo” terá 33 faixas, incluindo uma inédita de Caetano, “Um Baiana” (na qual o cantor faz menção aos grandes shows do BaianaSystem) e o hino gospel “Deus cuida de mim”, do cantor e pastor Kleber Lucas, que o irmão de Bethânia trouxe para a seleção repleta de canções sobre religiosidade do show.
Nas plataformas, já é possível ouvir o primeiro single do disco, “Fé”, canção do repertório da cantora Iza, pescada para o show. “Alegria, alegria”, “Os mais doces bárbaros”, “A tua presença morena”, “Brincar de viver”, “As canções que você fez pra mim”, “Reconvexo” e “Vaca profana” são outras das canções incluídas em “Caetano & Bethânia Ao Vivo”.
Além do álbum, Caetano e Bethânia anunciaram que está sendo produzido um documentário da turnê. Com entrevistas inéditas, bastidores e trechos marcantes dos shows, o filme ainda não previsão para ser lançado.
Álbum ao vivo de Caetano Veloso e Maria Bethânia se justifica pela magia do reencontro dos irmãos em cena
Disco corrige a grafia da música ‘Os mais doces dos bárbaros’, eliminando erro de 1976 atribuído por Caetano à gravadora, mas curiosamente mantido pelo cantor em 1992 na edição de ‘Circuladô vivo’.
A força do show Caetano & Bethânia reside no reencontro dos dois irmãos no palco 46 anos após a turnê de 1978. Foi o magnetismo dos artistas – entidades diferentes, mas complementares na música do Brasil – que mobilizou e eletrizou multidões pelas principais capitais do país ao longo da turnê iniciada em agosto de 2024 e encerrada em março deste ano de 2025.
Caetano & Bethânia foi literalmente um espetáculo sem jamais ter alcançado a dramaticidade imponente dos shows da cantora ou a musicalidade arrepiante de Meu coco (2022), o anterior show solo de Caetano. Até porque o show Caetano & Bethânia foi moldado para jogar para a galera, como se espera de espetáculos idealizados para arenas e estádios.
Ainda assim, a edição de álbum ao vivo com o áudio do show – captado ao longo da turnê – se faz necessária para (VER +)
()